29/05/2025

"NADA ESTÁ SOB CONTROLE"

Não existe um Deus lá no céu gerenciando o universo!

Isto é bom, porque significa que não existe um Deus para nos castigar por nossos “pecados” diários!

É ruim, porque também não existe um Deus para nos premiar, curar nossas doenças, tornar seu time campeão, passar nossos filhos na prova do ENEM...

Como não existe um Deus que nos premia nem castiga, a responsabilidade para construir nosso céu ou inferno é totalmente nossa:

“Sua consciência pessoal é inteiramente responsável por tudo aquilo que vem para a sua vida e experiência pessoal. É sua consciência pessoal que traz para você o bem ou o mal”. 

CARTAS DE CRISTO

Alguém deve estar se perguntando: “Mas, se não existe um Deus no controle, como o universo funciona perfeitamente?”

Trata-se das LEIS DA EXISTÊNCIA — por exemplo, a “Lei de Causa e Efeito”, “colher o que plantar”!

SAIBA MAIS

22/05/2025

REZANDO DIFERENTE

Não fumei um baseado estragado; apenas pensando!

Soube ontem que um amigo está com câncer em fase terminal.

Pensei: vou rezar para ele.

Tornei a pensar: por que rezar? Jesus não disse que o Pai sabe do que necessitamos mesmo antes de a gente pedir? Então o Pai sabe do que meu amigo está precisando muito melhor do que o Anacleto.

Continuei pensando: mas o que posso fazer para ajudar o meu amigo?

Novo pensamento: por que o Pai não socorria as pessoas — curava cegos e paralíticos — antes de Jesus agir?

Será porque o Pai não conseguia agir diretamente no corpo físico das pessoas cegas e paralíticas? Ou porque o ego das pessoas bloqueava o acesso do Pai? Lembram-se de que Jesus disse: “tua fé te curou”?

Voltemos ao meu amigo. Recordei-me dos ensinamentos de Joel S. Goldsmith e concluí: a única forma de ajudar ao meu amigo é me conectando com o Pai — e não rezando e pedindo ao Pai que ajude meu amigo.

Se eu estiver conectado com o Pai, quando meu amigo pensar em mim, ele automaticamente se conectará com o Pai, e o Pai, valendo-se de meus recursos humanos, agirá sobre meu amigo, fazendo aquilo que for melhor para ele.

Jesus curava as pessoas porque estava permanentemente conectado com o Pai, como Ele disse: “O Pai eu somos UM”!

Jesus era o canal através do qual o Pai agia. Mas existe um tremendo problema: para que o Pai possa agir por intermédio de alguém é preciso que esse alguém esteja limpo de todos pensamentos, palavras e ações egoístas.

Mas como fica se o Anacleto não é limpo de pensamentos, palavras e ações egoístas?

Vou tangenciar a resposta para uma parábola irônica que usávamos quando eu trabalhava na Direção Geral do BB em Brasília. Um colega perguntava: “Como o BB ainda pode dar lucro”? Alguém respondia: “Os funcionários da Direção Geral dormem da meia-noite às seis”!

Traduzindo: Em algum momento nosso ego descuida ou “dorme” por um segundo e, assim, neste segundo o Pai, que nunca dorme, age!

Talvez, neste momento, ao rascunhar este texto, eu tenha “rezado” por meu amigo. Quem sabe?

10/05/2025

OSHO: O TÉDIO E A VIDA MODERNA

Sempre que você sente tédio, sente-se também inquieto. A inquietação é uma indicação do corpo; ele está dizendo: “Afaste-se daqui, vá para outro lugar, não fique aqui”.

A mente é civilizada, o corpo ainda é selvagem. A mente é humana, o corpo ainda é animal. A mente é falsa, o corpo é sincero. A mente sabe as regras e os regulamentos – como se comportar de modo apropriado – e, por isso, mesmo que você encontre com um chato, você diz: “Estou tão feliz por te encontrar!” Mas no fundo, se pudesse, você teria virado as costas.

O tédio é um fenômeno muito significativo. Só o homem sente tédio, nenhum outro animal. Só o homem se entedia, porque ele é consciente. A consciência é a causa. Quanto mais sensível você for, mais alerta estará; quanto mais consciente for, mas entediado ficará.

Quanto mais alerta e mais renovado você se torna, mais sente quando uma situação é apenas uma repetição, apenas uma coisa banal.

E sua vida é uma repetição. Todas as manhãs, você se levanta quase da mesma maneira que tem se levantado a vida toda. Toma o café da manhã quase do mesmo modo. Vai trabalhar – o mesmo escritório, as mesmas pessoas, o mesmo trabalho. Depois volta para casa – o mesmo parceiro ou parceira. É natural se entediar. É muito difícil ver qualquer novidade nisso – tudo parece velho e coberto de poeira.

O relacionamento também se tornou uma repetição contínua. Você faz amor, abraça e beija o parceiro ou parceira, mas agora esses são gestos vazios. O encanto desapareceu há muito tempo. Assim as pessoas vão fingindo, mas por trás desse fingimento, acumula-se um grande tédio.

Observe as pessoas andando nas ruas... Estão morrendo de tédio. Veja os rostos delas – não há aura de prazer. Veja os olhos – não há brilho de felicidade.

Elas vão do trabalho para casa, da casa para o trabalho, e aos poucos a vida inteira se torna uma rotina mecânica, uma constante repetição. E um dia elas morrem... Quase sempre as pessoas morrem sem jamais ter vivido.

Nesse momento, olhe para dentro e perceba... Em quantos momentos de sua vida você esteve cheio de brilho, cheio de esplendor? Você se lembra? Esses momentos são raros. Você pode até sonhar com esses momentos, imaginar tais momentos, esperar por eles – mas eles nunca acontecem.

O tédio é a consciência da repetição. Como os animais não se lembram do passado, não sentem tédio. O búfalo continua comendo a mesma grama todos os dias, com o mesmo prazer. Você não consegue fazer isso.

É por isso que as pessoas tentam mudar. Mudam de casa, compram um carro novo, divorciam-se e começam um novo caso de amor, mas a coisa sempre se tornará repetitiva, mais cedo ou mais tarde.

Mudar de lugar, de pessoa, de parceiro, de casa não serve para nada, pois mais cedo ou mais tarde percebem que isso é bobagem, pois a mesma coisa vai acontecer com cada mulher, com cada homem, cada casa, cada carro.

O que fazer, então? Torne-se mais consciente. Não é uma questão de mudar as situações – transforme seu ser, torne-se mais consciente. Se você se tornar mais consciente, será capaz de ver que cada momento é novo.

Ou seja, você não tem consciência – e assim não sente a repetição – ou tem tanta que, a cada repetição, consegue ver algo novo. Esses são os dois modos de sair do tédio.

FONTE:

03/05/2025

PADRES, PASTORES E O "CÉU"


Padres e pastores não sabem como levar as pessoas para o “céu” — ou não QUEREM ou não podem?

Os ensinamentos e as pregações de padres e pastores assim como a Bíblia têm inúmeras incoerências. E estão muito distantes dos verdadeiros ensinamentos de Jesus Cristo. Tudo não passa de uma peça teatral!

É um absurdo acreditar em céu e inferno, assim como no Deus do Antigo Testamento — um Deus de características humanas, ciumento e vingativo, que premia e castiga.

Certamente, o Deus de Jesus não é o Deus do Antigo Testamento — Javé é citado 6.889 vezes no Antigo Testamento e nem uma única vez no Novo Testamento. Por quê?

Ontem numa reunião, perguntei: Deus está também no inferno? Porque, se Ele não está no inferno, Ele deixa de ser onipresente, onipotente e onisciente — portanto, deixa de ser Deus!

Na Bíblia diz que somos o templo de Deus e que Deus habita em nós — perguntei: se eu for para o inferno, Deus deixará de habitar em mim?

E existe muito mais...

Mas por que as pessoas acreditam em todas essas narrativas (para usar uma palavra da moda)?

Buda responderia: por ignorância!

Jesus diria: “Perdoe-lhes, porque eles não sabem o que fazem”.

Eu acrescentaria: por medo de ofender a Deus. Aqui temos outro absurdo: como o minúsculo Anacleto pode ofender o Criador do Universo, o Senhor de bilhões de galáxias?

Aliás, outro absurdo é pedir perdão a Deus ou a Jesus Cristo. Eles são amor INCONDICIONAL, portanto não podem ser ofendidos!

Infelizmente, o “Deus castiga” está profundamente enterrado em nossa mente inconsciente. Como olhar para cima quando rezamos, pois, se Deus é onipresente, Ele está acima, abaixo, do lado, dentro e fora. Hoje me sinto mal quando vejo uma mãe dizer para o filhinho: “Não faça isso porque Deus castiga”.

Como está no livro CARTAS DE CRISTO: “As igrejas têm estado agonizantes, cristalizadas em rituais e dogmas e seus SACERDOTES E PASTORES NÃO TÊM SIDO CAPAZES DE RESPONDER ÀS NECESSIDADES ESPIRITUAIS que estão em contínua evolução nos ardentes buscadores da Verdade”. Aí, vão fazer caridade, mas apenas caridade não leva ninguém para o “céu”. Jesus foi taxativo: “Eu lhes garanto: se vocês não se converterem, e não se tornarem como crianças, vocês NUNCA entrarão no Reino do Céu” (Mateus 18,3).

Ainda nas CARTAS DE CRISTO: “A Religião Cristã, tal como se apresenta neste momento, é simplesmente uma miscelânea de pensamentos confusos provenientes das recordações seletivas dos meus discípulos, das conceituadas pregações de Paulo e de outros escritos antigos”.

O maior de todos os absurdos é acreditar que Jesus morreu para nos salvar. Salvar de quê? Por que Jesus morreria para nos livrar dos pecados se Ele sabia que iríamos continuar pecando? E como estão as almas de milhões de pessoas que viveram e morreram antes da vinda de Jesus?

Um padre escreveu: “A morte de Jesus é consequência de suas atitudes, decisões e postura frente uma sociedade que usava a religião e o nome de Deus para encobrir toda forma de discriminação, exclusão, injustiça e dominação. [...] A morte de Jesus não é o desejo do Pai. Ninguém que ama desejará a morte do amado”. Muito semelhante ao que está no livro CARTAS DE CRISTO: “Como os meus ensinamentos estavam em total oposição aos ensinamentos judaicos de punição e de um Jeová vingativo, fui crucificado. Qualquer outra explicação para minha crucificação é falsa e totalmente incorreta”.

Enquanto as igrejas não assumirem a reencarnação como uma realidade, elas vão ficar tergiversando sobre espiritualidade de forma confusa e prejudicial.

Católicos e evangélicos jamais vão aceitar a reencarnação, pois reconhecê-la é acabar com inúmeras crenças errôneas, especialmente com o céu e o inferno — principais instrumentos de coerção dos líderes religiosos.

Pesquisar sobre a reencarnação pode mudar as crenças religiosas. Um bom começo é tentar explicar — fora da reencarnação — as passagens que se encontram em Mateus 16,13-14 e 17,10-13.

Desculpem-me pelo desabafo!

O livro CARTAS DE CRISTO está disponível em:

CARTAS DE CRISTO EM AÇÃO

Recebi uma linda e carinhosa mensagem da irmã de um amigo que esteve em tratamento na Fundação Cristiano Varela. RESPONDI: Honestamente, nem...