“A
situação política e econômica dos povos da Terra [INCLUSIVE DO BRASIL] pertence
a uma realidade muito mais ampla e complexa do que aquela que pode ser
compreendida pelo método cartesiano, atualmente utilizado pelos cientistas
sociais.
(...)
“A
sociedade apresenta-se à visão espiritual como um sistema vivo, ecológico e
como um organismo composto de indivíduos que marcham pelo mundo impulsionados
pelo livre-arbítrio e pelas forças ocultas da natureza.
“É
impossível prever a marcha ascensional dos povos ou a situação econômica
mundial sem levar em conta a importância dos valores desenvolvidos nas
experiências milenares.
“O
bem-estar da humanidade de maneira alguma está vinculado ao consumo ou ao fator
quantitativo expresso nos gráficos e nas análises de laboratórios. A crise
atual dos sistemas de governo [INCLUSIVE DO BRASIL] deverá ser superada com a
substituição da visão antiga, cartesiana, materialista, por uma visão
ecológica, holística e integral, o que trará uma nova dimensão científica,
compatível com a etapa mais ampla em que adentram as disciplinas sociais.
“Modificar
a situação social, política econômica do mundo [INCLUSIVE DO BRASIL] significa
modificar os valores e a visão do próprio mundo. Eis aí que encontramos
inserida a proposta social e econômica dos ideais do Evangelho, pregados por
Jesus. Nesses ideais vividos e exemplificado pelo Cristo, verificamos uma
profunda visão do fator social, um equilíbrio da economia e o princípio de uma
política econômica e social, ao nos apresentar a proposta de repartir o pão
para multiplicar os resultados de forma qualitativa.”
GLEBER,
Joseph (Espírito). Além da matéria: uma ponte entre ciência e espiritualidade.
Psicografado por Robson Pinheiro. 10ª ed. Contagem (MG): Casa dos Espíritos,
2011, p. 33-4.