31/07/2024

VIVENDO E APRENDENDO

“A ficha caiu” — hoje a lição não veio do meu pai, mas da minha mãe!

A velha Maria nunca “ditou regras” em minha vida.

Quando — velho, casado, separado, pai de dois filhos — eu sentava na sua frente e falava de minhas dúvidas, ela apenas ouvia de forma amorosa e compassiva (coisas que os pais de hoje não sabem fazer!).

Quando muito, confessava sua ignorância com relação ao assunto ou dizia: “rezo para que Deus faça o melhor para você”.

Ela sabia — não sei como, pois nunca a vi lendo nada! – coisas importantes.

Sabia (mas não falava) que, na maioria das vezes, gostamos de ditar regras na vida das pessoas — principalmente de nossos filhos. Talvez porque isso “massageia” nossos egos e ajuda a nos esquecermos das nossas vidas e acalmarmos a consciência (“cansei de avisar”).

A velha Maria sabia — não sei como! — que ninguém pode educar ninguém. “Alguém só pode educar-se a si mesmo”, como ensinam Huberto Rohden e Carl Rogers. A transformação tem que acontecer “de dentro para fora”!

Mas não era só isso: a velha Maria tinha algo mais. Algo que todos temos, mas não sabemos ou não “vivenciamos”. Ela “sentia” que, como escreveu São Paulo, que o Espírito de Deus habitava nela (1COR 3,16) e que Jesus Cristo estava nela (2COR 13,5).

https://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_INDEX.HTM 

24/07/2024

MUDANÇA OU MORTE

Segundo Aldous Huxley (1894-1963), há cerca de trinta séculos tem havido uma concordância geral quanto aos objetivos do esforço humano: liberdade, paz, justiça e amor fraterno.

O problema é COMO atingir tais objetivos.

Acredito que a humanidade se encontra num estado tão caótico (trata-se da Transição Planetária de que falam os espíritas?) que não conseguiremos mudar nossas vidas sozinhos, apoiados exclusivamente em nossas mentes condicionadas e repletas de dogmas e outras crenças errôneas.

Precisamos da ajuda de alguém de “fora do mundo”!

Nesse sentido, Vaclav Havel (1936-2011), o teatrólogo que se tornou presidente da Tchecoslováquia, argumentou:
“Talvez seja paradoxal, mas é evidente que só a orientação ética e espiritual baseada no respeito por alguma autoridade ‘fora do mundo’ – pela ordem da natureza ou do cosmos – pode fazer com que a vida na Terra não sucumba através de algum ‘megassuicídio’, que continue suportável e alcance dimensões realmente humanas. E só tal orientação pode, obviamente, conduzir a um desenvolvimento das estruturas sociais em que o ser humano volte a ser humano, uma pessoa humana concreta”.

Nas CARTAS DE CRISTO lê-se:
“Talvez você se pergunte: como posso começar a mudar meus padrões habituais de pensamentos e a dominar minhas emoções indisciplinadas?
“Isto pode ser feito pelo exercício da força de vontade. Porém, quando depende de sua própria força de vontade, está se apoiando na mesma consciência egocêntrica que o faz perder o sentido do equilíbrio emocional. Isto é como usar melado para limpar um monte de melado.
“Ou você pode aprender a controlar o seu EGO buscando conhecer e estabelecer contato com a FONTE DO SER, que eu chamei de PAI.”

LEIA MAIS
As CARTAS DE CRISTO estão disponíveis em:

ESQUEMA MENTAL

  Para enriquecer o comentário, sugiro a leitura do texto extraído do livro Psicossíntese    do Dr. Roberto Assagioli — disponível em: https...