31/07/2024

VIVENDO E APRENDENDO

“A ficha caiu” — hoje a lição não veio do meu pai, mas da minha mãe!

A velha Maria nunca “ditou regras” em minha vida.

Quando — velho, casado, separado, pai de dois filhos — eu sentava na sua frente e falava de minhas dúvidas, ela apenas ouvia de forma amorosa e compassiva (coisas que os pais de hoje não sabem fazer!).

Quando muito, confessava sua ignorância com relação ao assunto ou dizia: “rezo para que Deus faça o melhor para você”.

Ela sabia — não sei como, pois nunca a vi lendo nada! – coisas importantes.

Sabia (mas não falava) que, na maioria das vezes, gostamos de ditar regras na vida das pessoas — principalmente de nossos filhos. Talvez porque isso “massageia” nossos egos e ajuda a nos esquecermos das nossas vidas e acalmarmos a consciência (“cansei de avisar”).

A velha Maria sabia — não sei como! — que ninguém pode educar ninguém. “Alguém só pode educar-se a si mesmo”, como ensinam Huberto Rohden e Carl Rogers. A transformação tem que acontecer “de dentro para fora”!

Mas não era só isso: a velha Maria tinha algo mais. Algo que todos temos, mas não sabemos ou não “vivenciamos”. Ela “sentia” que, como escreveu São Paulo, que o Espírito de Deus habitava nela (1COR 3,16) e que Jesus Cristo estava nela (2COR 13,5).

https://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_INDEX.HTM 

Nenhum comentário:

ESQUEMA MENTAL

  Para enriquecer o comentário, sugiro a leitura do texto extraído do livro Psicossíntese    do Dr. Roberto Assagioli — disponível em: https...