19/05/2021

DEUS, CRISTO E A BÍBLIA

 UM INTERNAUTA DIZ:

“Quero muito evoluir para aprender e vivenciar os ensinamentos de Cristo”.

COMENTÁRIO DO ANACLETO

Creio que a primeira e grande dificuldade enfrentada por aqueles que querem viver de acordo com os ensinamentos de Cristo é a crença errônea de que Deus premia e castiga.

O medo de Deus castigar impede as pessoas de questionar os ensinamentos errôneos introjetados na infância e que não são compatíveis com a nossa estrutura mental de hoje.

Alguém pode perguntar: “Se Deus não castiga, de onde vem tanto sofrimento”? Todo sofrimento e toda desgraça nasce e se desenvolve na consciência do próprio homem – e a soma das consciências individuais (contrárias aos ensinamentos de Cristo, diga-se de passagem!) se transforma na consciência destrutiva global, como é o caso, por exemplo, de terremotos, tsunamis e até AIDS e COVID-19. Lembram-se de que Jesus disse: “O Pai e eu somos um”!

Outra dificuldade está na crença – também errônea – de que “religião não se discute” e que “a Bíblia é complicada, compreensível somente por especialistas”. Nada vejo de complicado quando leio, por exemplo, no Evangelho de Mateus:

“Eu digo a vocês: no dia do julgamento, todos devem prestar contas de cada palavra inútil que tiverem falado. Porque você será justificado por suas próprias palavras, e será condenado por suas próprias palavras. (12,36-37).

“Eu lhes garanto: se vocês não se converterem, e não se tornarem como crianças, vocês nunca entrarão no Reino do Céu.” (18,3).

Vou parar, pois posso estar falando “palavras inúteis”, mas antes gostaria de deixar registrado que, até 2000, quando participei do Encontro de Casais de Segunda União, nunca tinha lido a Bíblia. Rezava o Pai Nosso no “piloto automático” para um Deus que ficava em algum lugar no universo, sem saber diferenciar o Antigo do Novo Testamento e confundindo Jesus, Cristo e Deus!

Nenhum comentário:

ESQUEMA MENTAL

  Para enriquecer o comentário, sugiro a leitura do texto extraído do livro Psicossíntese    do Dr. Roberto Assagioli — disponível em: https...