05/06/2021

AS ESCOLAS DA VIDA

Aprendi muito sobre espiritualidade – e sobre a Bíblia - com os residentes da El Shaday - uma comunidade terapêutica voltada para a recuperação de dependentes de drogas e álcool.

Semanalmente, mantínhamos encontros interessantíssimos; debatíamos temas que eu jamais poderia debater com pessoas que não estivessem naquela situação e naquele local.

Era um grupo extremamente heterogêneo. Pena que, por ser formado apenas de homens, nunca tínhamos a importante – fundamental – opinião das mulheres.

Cheguei a pensar na possibilidade de algum dia criar uma comunidade semelhante para “recuperar” pessoas dependentes de outras coisas, tais como a cervejinha, as compras, a falação da vida dos outros e, principalmente, da fé cega e mística sobre religião e espiritualidade.

Mas o que quero falar é de céu e de inferno – um tema debatido várias vezes com os residentes católicos, evangélicos, espíritas, etc.

Começava traçando um círculo no quadro. Então dizia: Este círculo representa o universo, ou seja, o TODO. Como Deus é ONIPRESENTE, Ele se encontra em todas as partes do círculo.

Depois traçava uma linha, dividindo o círculo em duas partes e dizia: Vamos supor que o lado direito é o céu, e o lado esquerdo é o inferno. Onde ficará Deus?

Se Deus ficar somente do lado direito - no céu - Ele deixa de ser ONIPRESENTE, portanto, deixa de ser Deus. Deus também não ficará somente do lado esquerdo – no inferno. Mas, se Ele ficar no TODO – na parte do céu e na parte do inferno – temos que aceitar que TODOS estamos sob a sua proteção, mesmo que estejamos no inferno.

TODOS – repito: TODOS se salvarão! Se, algum dia, uma ovelha desgarrada - somente uma! - deixar de ser recuperada ou um filho pródigo – somente um -deixar de retornar à casa do Pai, Deus deixará de ser onipresente, onipotente e onisciente. Pense nisso!

Está claro que todo esse raciocínio é metafórico. Deus não é físico, muito menos tem as características humanas que lhe atribuímos – aliás, estar ao lado direito do Pai também é uma metáfora! Todos (?) sabemos que céu e inferno não são locais geográficos. Estou cansado de ver gente no inferno estando fisicamente numa praia paradisíaca, e outros, no céu, morando num casebre e comendo um pedacinho de frango somente aos domingos!

(Fiquei preocupado em não fugir do tema, pois minha filha disse que, em meu último texto, tiraria somente 700 pontos se fosse numa prova do ENEM!)

Nenhum comentário:

ESQUEMA MENTAL

  Para enriquecer o comentário, sugiro a leitura do texto extraído do livro Psicossíntese    do Dr. Roberto Assagioli — disponível em: https...