17/07/2015

8º ENCONTRO DO GRUPO DE ESTUDO DAS CARTAS DE CRISTO

Foi considerado o encontro mais importante até o momento. As razões me pareceram óbvias: Cristo começou a colocar os pingos nos is, depois de comentar rapidamente aspectos de sua juventude rebelde como Jesus, antes de sua iluminação no deserto (por exemplo, Ele discutia com sua mãe, porque o julgamento e a cólera de Jeová contra as pessoas O indignavam).

Dentre as passagens estudadas, exemplificamos:
“Lembre-se, a menos que você se torne como uma “criança” (...) não poderá absorver estas páginas como deveria.” 

Há dois mil anos, Ele nos disse a mesma coisa: “Eu lhes garanto: se vocês não se converterem, e não se tornarem como crianças, vocês NUNCA entrarão no Reino do Céu” (Mateus 18,3).

Mas agora Ele acrescenta: “Para tornar-se uma “criança”, você deve fazer um esforço para despojar-se de todo condicionamento mental do passado. Se você sofre mental, emocional ou fisicamente, é somente pelo motivo de que suas mais sinceras crenças não têm sido úteis para você, elas não promovem o seu bem-estar.”

“É tempo de reexaminar o seu ESQUEMA MENTAL. Você está feliz com ele?” – Cristo pergunta e continua: (...) Eu quero levar você a compreender a força do seu “Esquema Mental” – que é a soma de toda a programação da sua consciência e do seu subconsciente.” (...) Seu esquema mental (incluindo qualquer ideia ou crença religiosa) determina o seu mundo, seus relacionamentos, suas experiências, suas conquistas, seus fracassos, suas alegrias e suas tristezas. Ele é mesmo responsável por suas doenças e acidentes.”

Como o leitor deve estar percebendo, há motivos suficientes para o 8º Encontro ter sido o mais importante até o momento – uma aula de psicologia e espiritualidade!

Mas, houve muito mais. Cristo falou de nossos PADRÕES EMOCIONAIS, alertando, por exemplo, que “é muito mais difícil descobrir as suas atitudes emocionais profundamente arraigadas, conscientes ou subconscientes, do que reconhecer o seu condicionamento mental”.

Ah, não poderia me esquecer também que, novamente, Ele nos ensinou a rezar. “Quando estiver rezando, nunca ponha o foco nos seus problemas – sempre peça pela solução correta. Deixe que o Criador traga até você a solução certa, que a sua mente humana é incapaz de elaborar”.

Neste ponto, as palavras de minha mãe soaram em minha mente: “(...) Nada peço, meu filho, rezo somente para que Deus faça o que for melhor para você” – ou seja, nas palavras de Cristo, minha mãe rezava para que o Criador trouxesse até mim a solução certa. E Ele sempre trouxe!

FONTE/LEIA MAIS
CARTAS DE CRISTO. Carta 1, p. 21-23. Disponíveis em:

ESQUEMA MENTAL

  Para enriquecer o comentário, sugiro a leitura do texto extraído do livro Psicossíntese    do Dr. Roberto Assagioli — disponível em: https...